quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Romantismo está Aqui! Veneza - Itália




O dia dos namorados está chegando, uma data feliz para uns... triste para outros. Mas em homenagem aos pombinhos espalhados pelo mundo afora e, para inspirar os enamorados a irem a luta para conquistar sua(seu) amada(o), aqui está uma matéria sobre um dos lugares mais românticos do mundo... Veneza!

Poucas cidades são tão amadas, pouquíssimas tem tanta personalidade e menos ainda são capazes de inspirar sonhos em pessoas de tantos lugares. A cidade símbolo do romantismo continua a mesma desde a idade média. Veneza tem o poder de atrair pessoas de todos os cantos do mundo, pessoas que durante anos sonham um dia poder conhecê-la, e que, não raro ao chegar, mal conseguem conter a emoção. Canais cortados por pontes em arco, gôndolas deslizando em silêncio pelas águas, palácios medievais formam um conjunto sem igual, e transformaram este lugar num sonho, aquele que todo mundo tem: O desejo de visitar Veneza ao menos uma vez na vida.
O probleminha de Veneza é que como todo mundo tem o mesmo sonho, em temporadas turísticas, a cidade pode estar um pouco... movimentada. Por isso, se sua visita for durante a alta temporada turística esteja pronto para dividir as ruas e canais de Veneza com milhares de outras pessoas. Esta é uma cidade pequena, na verdade uma ilha de uma lagoa - Lagoa de Veneza - a qual está separada do mar Adriático por um istmo. É um lugar para esquecermos de carros e ônibus e percorrermos tudo a pé, ou então no tradicional ônibus fluvial, o Vaporetto.




A Piazza de San Marco, é o coração e alma de Veneza, e seu roteiro pela cidade pode incluir qualquer lugar, mas não pode deixar de passar por lá. Nem todo turista sabe que esta praça abriga uma das cerimônias mais bonitas da cidade, por isso vale a pena acordar bem cedinho e chegar antes da invasão dos turistas. Assista então à cerimônia de hasteamento da bandeira de Veneza, executada pelas tropas de Carabinieri em seus trajes típicos. Ao término da cerimônia o toque especial é dado pelas badaladas do sino da torre da Campanille, que fica bem ao lado. À noite não deixe de voltar nesta mesma praça, para um fecho de ouro de seu primeiro dia em Veneza. A Piazza de San Marco é reduto de alguns dos melhores restaurantes da cidade, e mesmo se você quiser tomar apenas um café ou sorvete, este é sem dúvida o melhor ponto da cidade para isto. Um dos mais conhecidos endereços dessa praça é o restaurante Florian, local ideal para pedir um Cappucinno ou então uma daquelas deliciosas e enormes taças de sorvete Italiano.



Depois da cerimônia saia para caminhar pela cidade, visitando as igrejas, palácios e seu comércio tão típico quanto variado. Não é necessário estabelecer roteiros para percorrer Veneza, basta seguir em frente. Você vai passar por ruelas, atravessar estreitas pontes de pedestres, entrar em igrejas, passar por restaurantes, lojas, cruzar por centenas de turistas falando línguas que com certeza nunca ouviu antes e com certeza em determinado momento chegará ao Grande Canal, que corresponde mais ou menos à principal avenida da cidade. Este canal corta Veneza ao meio, é a principal e mais larga via de trânsito na cidade, e ao longo de suas margens há ancoradouro para gôndolas, bem como para embarcações maiores.
Passear de gôndola e de Vaporetto, o ônibus de Veneza, é ótimo, mas também não perca a oportunidade de caminhar pela cidade. Saia sem destino e perca-se por aquelas estreitas ruazinhas que a gente nunca sabe exatamente aonde vão levar. Só assim pode-se sentir toda a beleza infinita deste lugar.

Veneza é uma cidade inesquecível. Uma visita nunca é suficiente, e você fica sempre com vontade de voltar e voltar.... Aquele gostinho de "quero mais". E como estamos próximos ao dia dos Namorados, diz uma lenda que os casais que trocarem um beijo no momento exato em que passarem sob a Ponte dos Suspiros serão eternamente apaixonados. É claro que você não pode perder essa oportunidade. Lembre-se disso, quando for lá com sua cara metade. Além de belíssima, Veneza é também a cidade mais romântica do mundo!









Um comentário: